Connect
To Top

Leasing: Modalidade a explorar

O leasing e o factoring ainda não têm o impacto esperado no sector empresarial

O presidente da Liga dos Jovens Empresários e Executivos de Angola, Hirondino Garcia, considera tratar-se de “modalidade de investimento pouco comum em Angola”, indicando como exemplo a falta de legislação específica.
No entanto, Hirondino acha que são instrumentos que podem fomentar a actividade empresarial no País, porque permitem menos desembolso para as empresas e, certamente, uma gestão planificada, assim como eficiente.
Quem também admite que estes instrumentos seriam a mais-valia, se bem explorados, é o empresário do ramo agrícola Jorge Pinto. “Sobretudo quando existam necessidades de reapetrechamento para ampliação de meios, a fim de melhorar o desempenho. Tem ainda como faceta principal o facto de resultar de análises pontuais e imediatas”, argumenta.
Na óptica do empresário, a locação financeira seria mais útil enquanto crédito adicional, porque normalmente as taxas de juro aplicadas pelas concessionárias são pouco vantajosas para os investidores se comparadas com as de outros programas de investimento existentes no mercado financeiro angolano, tal como o Angola Investe, um projecto de desenvolvimento para fomentar a actividade empresarial.

Leia mais na edição n.º 15 da Revista Rumo

You must be logged in to post a comment Login