Connect
To Top

BNA adopta padrão internacional

Introdução de moedas de 50 e 100 kwanzas traz vantagens à economia

A introdução de cédulas metálicas de 50 e 100 kwanzas na economia podem ultrapassar as vantagens comuns, como a resistência e durabilidade face às notas. Podem estimular o surgimento e crescimento do negócio à volta dos sistemas de pagamento ou a venda de produtos em regime de self-service.
A velocidade de circulação das notas de 50 e 100 kwanzas na economia tem acelerado a deterioração, bem como a redução do tempo médio de vida das mesmas, e tal fenómeno motivou o Banco Nacional de Angola a emitir moedas metálicas com os mesmos valores faciais.
Com a introdução de moedas metálicas de 50 e 100 kwanzas, o Banco Nacional de Angola (BNA) adopta o sistema internacional monetário, sobretudo ocidental, onde os valores mais frequentemente transaccionados deixaram de ser notas ou papel-moeda.
A execução deste programa monetário vai implicar a adaptação de todos os agentes económicos, principalmente as instituições financeiras, porque terão de adaptar à nova realidade o sistema de tesouraria, tal como a recepção, entrega de valores, contagem, armazenamento e transporte de moeda metálica.

Leia mais na edição n.º 16 da Revista Rumo

You must be logged in to post a comment Login