Connect
To Top

O ouro é, cada vez menos, um porto seguro

Valor mais baixo dos últimos cinco anos

A tradição já não é o que era: o ouro vale o que vale e vale cada vez menos. Está nos mil dólares a onça e as previsões apontam para que chegue aos 800 dólares ainda este ano.

Matou-se e morreu-se pelo ouro, e todas as histórias de cobiça passaram por uma épica caça ao tesouro… Agora, com o valor mais baixo dos últimos cinco anos, o ouro perdeu encanto para os investidores. É apenas um ciclo do mercado, ou é mais permanente do que isso? Vamos tentar responder a esta questão.
O ouro sempre foi o refúgio das tempestades financeiras, o garante das moedas e quando deixou de ser de todas as moedas continuou a ser para o dólar e quanto deixou de ser para o dólar atingiu valores históricos, chegando aos 1.900 USD a onça. E ao que parece é no dólar, mais concretamente no previsível aumento das taxas de juro da Reserva Federal norte-americana (FED), que vamos encontrar parte da resposta para estes valores tão baixos do metal dourado. No final de Julho, em Nova Iorque, atingiu um mínimo histórico de 1073,70 dólares a onça.

Leia mais na edição n.º 17 da Revista Rumo

You must be logged in to post a comment Login