Connect
To Top

Banco Mundial ajuda Angola na procura de mais mil milhões USD no mercado

A informação, tornada publica pela Lusa, foi transmitida pelo porta-voz da delegação do Ministério das Finanças que participa na assembleia anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, que decorre esta semana em Lima, no Peru, referindo-se a um acordo entre o Governo angolano e o Banco Mundial.

“É uma operação que incluiu um apoio à tesouraria no valor de 450 milhões USD, que já foram disponibilizados, e inclui também uma garantia de 200 milhões de dólares. Esta garantia vai ser utilizada para mobilizar recursos em torno de mais mil milhões USD e naturalmente poderá ser no mercado interno ou no mercado externo, de acordo com as condições específicas”, diz, João Boa Quipipa, porta- voz.

O Ministério das Finanças de Angola anunciou a 01 de julho um acordo para este empréstimo, referindo tratar-se da primeira operação financeira, com aquela instituição, para a gestão e desenvolvimento de políticas na área fiscal e do investimento público em Angola, através do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), do grupo Banco Mundial.

Esta operação, explicou ainda o ministério liderado por Armando Manuel, visa “reforçar a gestão financeira” e criar espaço fiscal necessário para “uma melhor protecção dos mais vulneráveis”, através do apoio à modernização da administração fiscal e da política fiscal, reforço da eficiência e eficácia do investimento público.

A crise da cotação do petróleo no mercado internacional obrigou o Governo angolano a rever, em Março, o Orçamento Geral do Estado para 2015, estimando um défice nas contas públicas de 7% e um crescimento do PIB de 6,6%.

Por esse motivo, Angola tem multiplicado os financiamentos ao Estado obtidos junto de entidades angolanas e internacionais, ou com a emissão de títulos de dívida em moeda nacional e como também já está previsto, em moeda estrangeira.

You must be logged in to post a comment Login