Connect
To Top

Luanda acolhe Reunião do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC

O Banco Nacional de Angola acolhe a 41.ª Reunião do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC (CCBG) de 28 a 30 de Outubro, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda

Segundo informações disponibilizadas pelo Banco nacional de Angola na sua pagina de internet os dois primeiros dias serão reservados a encontros técnicos, e o último destina-se a conclusões.

O BNA informa ainda que as reuniões centram-se na estreita cooperação entre os bancos centrais nas áreas de política monetária, supervisão bancária, mercados monetários e de capitais, relações financeiras internacionais, sistemas de pagamento, compensação e liquidação, formação, sistemas de informação e branqueamento de capitais.

O CCBG reúne-se duas vezes por ano, em Abril e Setembro respectivamente, sendo a presidência permanente do Comité, assegurada pelo Governador do Reserve Bank da África do Sul (SARB).

Sobre o CCBG

O Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC (CCBG) foi criado em 1995. A sua criação obedeceu à necessidade de uma estrutura especializada na promoção e no alcance de uma estreita cooperação entre os bancos centrais da África austral.

O CCBG tem vindo a desenvolver um conjunto de actividades no âmbito de alguns projectos e iniciativas em que se ressaltam:

Desenvolvimento de uma base de dados de estatísticas monetárias e financeiras;

Desenvolvimento de um banco de informação sobre as estruturas e políticas dos bancos centrais e os mercados financeiros nos países da SADC;

Desenvolvimento dos sistemas de pagamento, compensação e liquidação para os países da SADC;

Repatriação de notas e moedas entre os países da SADC;

O impacto dos controlos cambiais sobre fluxos transfronteiriços de mercadorias, serviços e capitais;

Coordenação da formação dos quadros dos bancos centrais da SADC;

Quadros legais e operacionais dos bancos centrais da SADC;

Cooperação no domínio das tecnologias de informação e comunicação;

Cooperação na área dos serviços de protecção;

Cooperação na área de supervisão bancária;

Convergência macroeconómica;

Várias outras actividades, estudos e workshops que se realizam numa base ad hoc;

You must be logged in to post a comment Login