Connect
To Top

Os reformistas e as grandes mudanças económicas

Especial 40 Anos da Independência

A primeira grande reforma económica pós- independência coube a Agostinho Neto. Em 1979, com apenas 37 anos, é José Eduardo dos Santos quem prossegue com a modernização. Dois líderes transformacionistas de um País em evolução.

Coube a Agostinho Neto, enquanto primeiro Presidente, a primeira grande reforma económica do País depois da independência. Deixou marca, apesar da prematura interrupção – foram quatro anos de poder e depois faleceu, em 1979.
Dois anos antes era realizado o I Congresso do MPLA, órgão que definia as orientações políticas e económicas do País. Muitos dos objectivos e orientações saídos do referido encontro continuaram a funcionar como lanterna durante os anos subsequentes… alguns continuam actuais: diversificação das exportações para diminuir a dependência das importações.
No referido encontro ficou ainda claro a necessidade de se criar um fundo com as receitas excedentes das exportações do sector extractivo, com destaque para o petróleo, ferro e diamantes, que seria canalizado para o lançamento da indústria pesada.

Leia mais na edição n.º 19 da Revista Rumo

 

You must be logged in to post a comment Login