Connect
To Top

Rui Silva: Moda angolana para o mundo

RBS quer chegar a Portugal e Espanha

Rui Silva está a revolucionar a moda nacional através das lojas RBS, que criou no País e noutros destinos de África. Próximo passo, abrir em Portugal e Espanha. Sonho, abrir em Nova Iorque.

Formado em Gestão e com 38 anos, Rui Silva está a revolucionar o negócio da moda no País. Desperta para o sector com “o início do negócio com a Inditex, que tem a Zara, e que em 2011 nos propôs a venda de stocks Zara em Angola. Decidi criar o brand RBS e as lojas RBS ficaram autorizadas a vender Zara cá”. A oportunidade deste negócio surgiu à mesa. Isso mesmo, num “jantar com um amigo do senhor Amancio Ortega (milionário dono do império Inditex) e que me pôs em contacto com Espanha. Assim fechámos o acordo”, recorda o empreendedor.
Rui Silva saiu para ir estudar na universidade em Portugal e logo regressou à terra, empreendeu e arriscou. Começou por comprar 50 mil peças de roupa de cada vez e, nessa altura, os artigos de homem eram os primeiros a sair da loja. Apercebeu-se, porém, que em cada peça que chegava tinham “um problema de fitting, ou seja, os nacionais tinham de gastar muito dinheiro em arranjos para ajustar as peças às formas do corpo angolano. Por exemplo, uma blusa que custava três mil kwanzas precisava de arranjos de costura de mais dois mil kwanzas, porque a roupa vinha adaptada ao corpo europeu e isso era um problema”.
O empreendedor decidiu então começar a fabricar alguma roupa de homem já com a marca RBS, até porque “o angolano gosta da calça muito justa em baixo, num estilo mais italiano do que português ou espanhol”. A roupa RBS já nasceu toda ela adaptada ao corpo e às preferências nacionais. “As primeiras peças que fabricámos foram camisas de homem e vendemos todas em apenas três dias. A partir desse momento, comecei a ligar para as fábricas a pedir mais camisas e mais camisas, e nem queriam acreditar que tínhamos vendido tudo!”

Leia mais na edição n.º 20 da Revista Rumo

You must be logged in to post a comment Login