Connect
To Top

Leite, queijo e iogurtes garantem 1.200 empregos no Cuanza Sul

Além da produção de lacticínios, a Novagrolider quer ainda construir uma fábrica para a transformação de hortofrutícolas, produção de flores e processamento de carne

A empresa privada Novagrolider pretende criar 1.200 postos de trabalho no setor leiteiro, na província do Cuanza Sul, investimento avaliado em 15,1 milhões de dólares. O projecto vai receber incentivos do Estado ao abrigo de um contracto entre os investidores e a Unidade Técnica para o Investimento Privado, de 05 de Janeiro. Está prevista a construção no município da Quibala de um pavilhão de 3.500 metros quadrados para instalação de equipamentos e hangares cobertos, um de 2.400 m2 para estábulos, outro de 450 m2 para sala de ordenha e um de 1.500 m2 para produzir queijo, iogurte e empacotamento de leite.

A Novagrolider, do grupo Líder, “já acumulou experiência no setor da agricultura, que lhe permite o desenvolvimento de um novo negócio” e que o “exercício de transformação e produção de leite, queijo e iogurte é um contributo ao processo de crescimento económico nacional”.

Com um programa de implementação de 24 meses, o projecto será alvo de uma redução de 72,5%, durante dez anos no pagamento de imposto sobre aplicação de capitais e de aquisição de terrenos e imóveis.

Prevê a criação de 1.200 postos de trabalho directos – incluindo uma centena de expatriados -, iniciando com 400 trabalhadores nacionais. Envolve ainda a construção de uma fábrica para a transformação de hortofrutícolas, produção de flores e processamento de carne.

A Novagrolider garante tratar-se de um projecto que vai levar à redução das importações nesta matéria – Angola só produz 11,5% das suas necessidades em lacticínios -, podendo ainda servir de base a futuras exportações.

Em Maio de 2015, ao perspectivar a inauguração desta unidade ainda este ano, o administrador da Novagrolider, João Macedo, traçou o objectivo deste projecto leiteiro “cobrir cerca de 20%” da necessidade de consumo do mercado nacional, com uma produção diária de 35.000 litros de leite.

You must be logged in to post a comment Login