Connect
To Top

BNA sobe taxa básica de juro para 12%

Com a inflação em máximos históricos, o Banco Nacional de Angola aumentou em um ponto percentual a taxa básica de juro, o maior aumento no índice desde 2014.

A medida foi tomada na última reunião mensal do Conselho de Política Monetária (CPM) do BNA, realizada no último fim-de-semana, em Luanda. O CPM na sua habitual reunião considerou vários assuntos: a avaliação da taxa de inflação, da taxa de câmbio, os indicadores de crescimento da actividade económica e as contas fiscais e monetárias de Dezembro. Recorde-se que o valor fixado em Julho de 2014 em 8,75% tem vindo a aumentar paulatinamente: em Março de 2014 subiu 0,25 p. p., em Junho aumentou para 9,75 %, em Julho mais 0,5 p.p., para 10,25 %, tendo em Agosto sido fixada em 10,5% e já em Dezembro subiu para os 11%.

A variação da taxa de juro é um instrumento possível do banco central para controlar a evolução da inflação que se situa por estes dias em máximos históricos. Em Dezembro último, a taxa de inflação mensal, medida pelo Índice de Preços no Consumidor da província de Luanda, situou-se em 14,27%, superior em 0,98 p.p. comparativamente ao mês anterior. Das restantes províncias, e ainda segundo o comunicado do BNA – e de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística -, Moxico foi a que registou a taxa de inflação mensal mais baixa, de 0,85%, com Luanda a confirmar a mais elevada: 1,60%.

You must be logged in to post a comment Login