Connect
To Top

Comissão Económica da ONU e Angola identificam novas áreas de cooperação

Estão previstos estudos sobre as áreas em que o País necessita de formação para melhorar a sua capacidade institucional

A Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) quer definir termos de cooperação com o governo em áreas como a estatística, planificação, crescimento e diversificação económica. A informação foi avançada pela chefe da equipa da UNECA, Aida Opoku-Mensah, no final do encontro que manteve com um grupo de trabalho das autoridades angolanas, chefiado pelo secretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores, Manuel Augusto. A funcionária das Nações Unidas, que chegou Domingo a Luanda, vai abordar com o governo, até quinta-feira, alternativas para o País ganhar competitividade nas suas relações com Estados e economias, particularmente na sub-região africana.

“O objetivo desta missão é, em primeiro lugar, definir a colaboração entre a UNECA e Angola, no âmbito do papel de Angola no continente, na sub-região, e com as comunidades económicas regionais também”, disse Aida Opoku-Mensah. Acrescentou que vão ser realizados estudos sobre as áreas em que o País necessita de formação, com vista a melhorar a sua capacidade institucional.

Participaram no encontro, representantes dos Ministérios das Finanças, da Economia, do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, dos Petróleos, do Comércio, da Indústria, do Banco Nacional de Angola e do Instituto Nacional de Estatística.

A equipa multissetorial do Governo foi criada por despacho presidencial a 16 de Novembro do ano passado para estudar, propor e negociar as bases de estreitamento da cooperação entre Angola e a UNECA.

You must be logged in to post a comment Login