Connect
To Top

Bancos emprestaram mais 12% em 2015

Os sectores do comércio por grosso e retalho, serviços coletivos, sociais, pessoais e do imobiliário e construção absorveram o total do crédito concedido no ano passado

O crédito concedido pelos bancos aumentou quase 12% em 2015, para mais de 3.586 milhões de kwanzas, segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA) compilados hoje pela agência portuguesa de notícias Lusa. De acordo com um relatório do banco central, o crédito concedido até final de 2014 cifrava-se em 3.205 milhões de kwanzas, tendo crescido durante o último ano. Do total de crédito concedido em 2015, cerca de 725,3 mil milhões de kwanzas foram para o sector do comércio por grosso e retalho, logo seguido pelas atividades ligadas aos serviços coletivos, sociais e pessoais, com 514 mil milhões de kwanzas, e ao imobiliário e serviços de construção, com 498 mil milhões de kwanzas. Os últimos dados sobre a banca angolana referem-se a 2014, ano em que os lucros caíram para metade, influenciados pela situação no ex-Banco Espírito Santo Angola (BESA), segundo a análise que a consultora Deloitte apresentou em Setembro em Luanda.

Angola contava em 2014 com 23 bancos e o resultado líquido do sector caiu para 45,4 mil milhões de kwanzas, comparando com o ano anterior, devido ao “caso BESA”, que foi transformado em Banco Económico, após intervenção do BNA. O estudo da Deloitte refere ainda que o crédito líquido a clientes aumentou 8% face a 2013, ultrapassando, em valores agregados, os 2,930 biliões de kwanzas. Contudo, o crédito vencido também disparou 11,2% e ascendeu a 14,5% do total.

You must be logged in to post a comment Login