Connect
To Top

Mais de 250 mil dólares para a produção de mel

O investimento na formação de apicultores é para manter nos próximos três anos

Durante os próximos três anos e no âmbito de um programa da Comunidade dos Países da África Austral (SADC) a que Angola pertence, serão investidos 254 mil dólares na produção de mel no País. Em declarações à agência de notícias Angop, na cidade do Cuito (Bié), a coordenadora nacional do projecto do Ministério da Agricultura, Laurinda Fernando Paim, disse que o valor será empregue apenas em acções formativas dos apicultores sobre as técnicas de produção de mel.

Laurinda Fernando Paim fez saber que para este projecto a SADC disponibilizou 40 milhões de dólares para a produção de mel e na capacitação dos apicultores, tendo Angola beneficiado de 254 mil dólares, O valor financiado a Angola, prosseguiu a responsável, servirá também para apoiar projectos de segurança alimentar, como controlo de ameaças e pragas de plantas, animais, culturas. Alguns projectos já decorrem desde Janeiro deste ano.

Nos municípios do Cuito e Chitembo (Bié), no âmbito do projecto “Meio de Vida”, foram instaladas duas pequenas unidades de processamento de mel pela Cruz Vermelha de Angola (CVA) e a sua congénere espanhola. No ano passado 80 mulheres receberam formação sobre produção de mel no município do Chitembo, 150 Km a sul da cidade do Cuito. Aprenderam a cuidar das abelhas, sobre a sua fase reprodutiva, a conservar o mel e a sua importância para o organismo humano.

You must be logged in to post a comment Login