Connect
To Top

O Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal virão em breve a Angola

As visitas dos governantes revelam as “boas” relações políticas, diplomáticas e económicas entre Angola e Portugal

O Presidente e o primeiro-ministro de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, respetivamente, farão uma visita oficial a Angola “em breve”, disse a 17 de Março, em Lisboa, o chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti, referindo que as datas serão tratadas pela via diplomática.

Georges Chikoti, ladeado pelo homólogo português, Augusto Santos Silva, adiantou por outro lado que as relações políticas, diplomáticas e económicas são “boas”, fatores que justificam as visitas dos governantes portugueses. “Sei que houve contactos entre Luanda e Lisboa e teremos, provavelmente nos próximos tempos, a visita do Presidente e do primeiro-ministro de Portugal a Angola. Caberá agora aos nossos dois ministérios trabalhar para que consigamos encontrar as datas”, sublinhou.

Por outro lado, Chikoti, que manteve uma reunião de trabalho “muito profunda” com Santos Silva à margem da reunião da CPLP, lembrou que o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu no dia 17 de Março, em Luanda, o antigo primeiro-ministro português António Guterres, candidato a secretário-geral das Nações Unidas que, disse, “honra toda a comunidade lusófona”.

O ministro das Relações Exteriores angolano também lembrou que os dois países já finalizaram o próximo programa de cooperação bilateral, com Santos Silva a afirmar que será assinado “quando for oportuno”.

 

You must be logged in to post a comment Login