Connect
To Top

Uma mulher a liderar a Bolsa de Valores de Lisboa

Maria João Carioca é uma nomeação aprovada ‘por unanimidade’ para presidir à Euronext.

É Maria João Carioca, até agora membro da comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos e que antes de entrar para o banco público passou pela SIBS, a Unicre e a McKinsey. Tem um MBA do INSEAD, a prestigiada escola de Fontainebleau.

A nova CEO da bolsa nacional entrou para a Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD) em 2013 como membro da Comissão Executiva, tendo sido responsável por várias áreas do banco: TI/Sistemas, Operações, Marketing, Organização e, mais recentemente, Corporate NPE, pode ler-se no Jornal de Negócios, que também cita o CV publicado pela CGD.

Formada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, Maria João Carioca possui um MBA pelo INSEAD com honras (lista de Dean) e completou o Programa LCOR na Harvard Business School. A gestora contribuiu para o livro “Conquistar o Futuro da Europa” e as iniciativas “Novo Portugal” e do INSEAD. Também leccionou no Programa Executivo (PAME) da Universidade Católica de Lisboa.
“Como responsável do Marketing e TI/ Operações, teve um papel activo em vários aspectos da transformação do programa corporativo da CGD”, refere a Euronext, lembrando que antes “de ingressar na CGD, foi membro da Comissão Executiva da SIBS Pagamentos e dirigiu o Gabinete Corporativo do Grupo entre 2004 a 2008”.

Maria João Carioca foi, antes de integrar a SIBS (continua a ser vogal não executivo do Conselho de Administração), directora coordenadora do Gabinete de Análise Estratégica (GAE) da UNICRE – Instituição Financeira de Crédito, S.A., de 2004 a 2008.

A CEO, que começará as suas funções no segundo semestre deste ano, iniciou a sua carreira profissional em 1993 como consultora na McKinsey & Company, dedicando-se aos sectores de serviços financeiros e Administração Pública.

You must be logged in to post a comment Login