Connect
To Top

Banco Mundial: África subsaariana deve crescer 3,3% este ano

As economias da África subsaariana deverão acelerar o crescimento este ano para 3,3%, estima o Banco Mundial

As economias da África subsaariana deverão acelerar ligeiramente o crescimento este ano para 3,3%, acelerando depois nos dois anos seguintes para 4,5%, estima o Banco Mundial num relatório hoje divulgado nos Estados Unidos.

“Com os preços das matérias-primas a permanecerem baixos perante uma recuperação gradual na atividade global, o relatório “O Pulso de África” prevê que o crescimento médio na região fique limitado a 3,3% em 2016″, lê-se no documento, citado pela agência Lusa, que coloca a previsão para este ano em menos de metade da média entre 2003 e 2008.

O relatório acrescenta que para os dois próximos anos o crescimento das economias deverá acelerar, em média, para 4,5%, refletindo uma melhoria nas maiores economias, como Nigéria, África do Sul e Angola, “à medida que os preços das matérias-primas estabilizem e as políticas se tornem mais favoráveis ao crescimento”.

Os países africanos, diz o economista-chefe e autor do relatório, Punam Chuhan-Pole, precisam de “acelerar o ritmo das reformas estruturais destinadas a aumentar a competitividade e a diversificação”. Em muitos países, concluiu, “isto significa melhorar o clima de negócios, reduzindo o custo de comércio transfronteiriço, reformar o sector da energia para garantir serviços energéticos sustentáveis, acessíveis e confiáveis, e tornar o setor financeiro mais inclusivo.”

You must be logged in to post a comment Login