Connect
To Top

FMI: Ministro das Finanças está em Washington para definir medidas

Uma comitiva governamental angolana está nas reuniões de Primavera do FMI e Banco Mundial de 12 a 17 de Abril

O ministro das Finanças, Armando Manuel, lidera a comitiva governamental angolana que a partir de hoje, dia 12 de Abril, inicia em Washington as reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. As reuniões decorrem até 17 de Abril.

Angola é membro do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional desde 1989 e, nos últimos anos, tem vindo a cimentar a sua relação tendo em vista a promoção do crescimento económico do país. Fruto desta relação,  o governo angolano solicitou há cerca de uma semana o apoio do FMI para um “programa complementar à estratégia de saída da crise, voltada para a diversificação da economia nacional, tendo em conta a queda prolongada dos preços do petróleo no mercado internacional.”
Segundo uma nota que chegou à Angop, a delegação angolana é chefiada pelo ministro das Finanças, Armando Manuel, e integra ainda o vice-governador do Banco Nacional de Angola, Gualberto Lima Campos, para além de alguns responsáveis e técnicos dos Ministérios das Finanças, Planeamento e Desenvolvimento Territorial e do Banco Nacional de Angola.

Angola e FMI esperam iniciar durante as reuniões de Primavera discussões com vista a definir medidas de política económica a serem tomadas no quadro dos requisitos  do Programa de Financiamento Ampliado (Extended Fund Facility – EFF), com forte foco em reformas para remover ineficiências, manter a estabilidade macroeconómica financeira,  estimular o potencial económico do sector privado e reduzir a dependência do sector petrolífero.

You must be logged in to post a comment Login