Connect
To Top

FMI: Equipa do Fundo Monetário em Maio em Luanda

A primeira deslocação do FMI a Angola no âmbito do pedido de assistência vai realizar-se em Maio

A primeira deslocação do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Angola no âmbito do pedido de assistência ao abrigo do Programa de Financiamento Ampliado (PFA) vai realizar-se em Maio, disse hoje à Lusa um porta-voz da instituição.

“As discussões estão numa fase muito inicial e vão continuar durante a visita da missão a Angola, em Maio”, disse um dos porta-vozes da instituição, Andrew Kanyegirire.

A Lusa questionou o FMI sobre a duração, o montante e as condições do empréstimo financeiro e da ajuda técnica, mas a fonte escusou-se a adiantar mais pormenores, salientando que as discussões estão ainda “numa fase muito inicial”.

O ministro das Finanças de Angola participa hoje numa conferência em Washington, no âmbito das Reuniões da Primavera, cujo tema de debate é “Acelerando o Crescimento: Ideias para Vencer o Abrandamento”.

O FMI anunciou na semana passada que Angola solicitou um programa de assistência técnica e financeira para os próximos três anos, cujos termos vão começar a ser debatidos nas Reuniões da Primavera, que decorrem desde terça-feira em Washington.
O ministro das Finanças de Angola, Armando Manuel, esclareceu entretanto que este pedido será para um Programa de Financiamento Ampliado para apoiar a diversificação económica a médio prazo, negando que se trate de um resgate económico.

Tradicionalmente, o recurso ao PFA (Extended Fund Facility, na expressão em inglês) inclui um conjunto de medidas de política económica e uma componente financeira que é libertada à medida que as metas vão sendo cumpridas.

You must be logged in to post a comment Login