Connect
To Top

FMI cancela pagamento a Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) cancelou o pagamento da segunda tranche, no valor de 155 milhões USD, do empréstimo que tinha acordado no final do ano passado com Moçambique, no total de 285 milhões USD, revelou o Financial Times.

A decisão foi tomada na sequência do cancelamento da visita da organização ao país, esta semana, na qual era previsível que fosse dada a autorização para o pagamento da segunda parte do empréstimo. “É provavelmente um dos piores casos de entrega de dados errados por parte de um Governo que o FMI viu num país africano nos últimos tempos. Eles esconderam deliberadamente de nós pelo menos mil milhões de dólares, possivelmente mais, em empréstimos escondidos”, disse fonte do FMI ao FT.

“Moçambique está à beira de uma crise financeira se as autoridades não tomarem medidas para lidaram com os riscos actuais”, vincou a mesma fonte, acrescentando que os doadores internacionais, responsáveis pelo financiamento de cerca de 25% do Orçamento, podem também seguir o mesmo caminho e cancelar os pagamentos de 350 a 400 milhões USD.

O FMI cancelou uma missão prevista para esta semana a Moçambique devido às revelações de empréstimos alegadamente escondidos no âmbito do caso dos “títulos do atum”, anunciou a directora do Departamento Africano, Antoinette Sayeh.

You must be logged in to post a comment Login