Connect
To Top

Brasil propõe para Novembro cimeira dos 20 anos da CPLP

Crise política no Brasil impossibilita que reunião tenha lugar já em Julho. O novo embaixador do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, avança com Novembro como possível nova data.

Gonçalo Mourão, que apresentou na semana passada as cartas credenciais junto da CPLP, disse já ter falado ao secretário executivo da organização esta intenção do Governo brasileiro. “Há uma oferta para Novembro, mas ainda não há uma data fixa”, disse Gonçalo Mourão, afirmando que seria “uma irresponsabilidade” realizar em Julho uma cimeira desta natureza.

“Estamos num período de consulta com os vários países para ver as datas mais convenientes para todos. Há impedimentos, há feriados nacionais, há tudo isso e não queremos interferências, para que possamos ter a presença de todos os chefes de Estado e de Governo na cimeira dos 20 anos da CPLP”, explicou.

A décima primeira cimeira dos chefes de Estado e de governo da CPLP esteve inicialmente prevista para Julho, mas a crise política brasileira obrigou ao seu adiamento. Nesta cimeira, que assinala os 20 anos da organização, está previsto que seja aprovada a Nova Visão Estratégica da CPLP e eleito um novo secretário executivo.

You must be logged in to post a comment Login