Connect
To Top

Luanda é a segunda cidade mais cara do mundo em 2016

Hong Kong lidera o ranking da Mercer

Hong Kong lidera a lista das cidades mais caras do mundo quando se considera o custo de vida para expatriados, empurrando Luanda para a segunda posição. Zurique e Singapura mantêm a terceira e quarta posições, respetivamente, e Tóquio assume o quinto posto, registando uma subida de seis lugares face ao ranking do ano passado da consultora Mercer.

Entre as restantes cidades no top 10 do ranking Mercer de cidades mais caras encontram-se Xangai (7), Genebra (8), N’Djamena (9) e Pequim (10). No extremo oposto – as cidades mais baratas para expatriados: Windhoek (209), Cidade do Cabo (208) e Bichkek (207).

O 22º estudo global sobre o Custo de Vida de 2016 da Mercer dá a conhecer as flutuações cambiais, a inflação no custo de bens e serviços e a volatilidade nos preços do alojamento. Mede o custo de vida e de arrendamento de alojamento para cada cidade: inclui mais de 375 cidades em todo o mundo.

Este ano integra 209 cidades dos cinco continentes e analisa o custo comparativo de mais de 200 items em cada local, incluindo habitação, transportes, comida, roupa, bens de uso doméstico e entretenimento.
Apesar de ter caído do topo da lista global, Luanda (2), continua a ser a cidade africana mais cara. Segue-se Kinshasa (6), com uma subida de 7 lugares face a 2015. Também com uma subida, mas de um posto, N’Djamena (9) é a cidade africana seguinte na lista, seguida por Lagos, Nigéria (13) que subiu 7 lugares. Com uma queda de 3 lugares, Windhoek (209) na Namíbia é a cidade menos cara na região e também a nível global.

Custo de vida
Em Luanda, o arrendamento de um apartamento com dois quartos, sem mobília, num bairro apropriado para expatriados custa por mês 6.800 dólares. Já em Hong Kong  custa 6.770 dólares, em Lisboa 1.700 dólares e em Joanesburgo 1.160 dólares.  Um par de calças de ganga na capital angolana custa 137 dólares, em Hong Kong  130 dólares, enquanto em Nova Iorque apenas 59 dólares.
Por exemplo, se quiser tomar um café em Luanda prepare-se para  pagar 2.9 dólares, em Hong Kong  7.9 e em Lisboa 2.8 dólares, incluindo o serviço e “num estabelecimentos de preço médio.” Em Joanesburgo, na África do Sul,  um café custa 1.3 dólares.

You must be logged in to post a comment Login