Connect
To Top

CPLP: 20 anos, 3 biliões de USD

A CPLP comemora 20 anos este Domingo. Representa 9 economia e um PIB total de 3 biliões de dólares.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada há 20 anos, a 17 de Julho de 1996 , por sete Estados-membros. O número aumentou para nove após as adesões de Timor-Leste (2002) e Guiné Equatorial (2014).

Hoje, as nove economias valem quase 3 biliões USD, mas a evolução mostra uma comunidade a três velocidades, com o Brasil e a Guiné Equatorial em recessão, e com Moçambique em forte abrandamento, de acordo com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Angola é a maior economia lusófona africana. Tem um PIB que ronda os 120 mil milhões USD e está inserida em dois espaços regionais mais alargados: a África Austral, cujo PIB conjunto dos 15 membros chega quase a 650 mil milhões (onde está também Moçambique, cujo PIB ronda os 15 mil milhões USD), e a África Central, cujos 10 membros valem quase 250 mil milhões.

Na segunda-feira, 18, realiza-se uma sessão solene de ‘Comemoração do 20º Aniversário da CPLP’, pelas 11 horas, na sede da CPLP, em Lisboa. É liderada pelo Secretário Executivo da CPLP, embaixador Murade Murargy e marcarão presença dos representantes de todos os Estados que compõem a comunidade.

Lisboa-14/04/2016- Secretario geral da CPLP embaixador Murade Murargy. . (Paulo Spranger/Global Imagens)

You must be logged in to post a comment Login