Connect
To Top

Bloco 15 atinge dois mil milhões de produção cumulativa de Petróleo

Bloco 15, atingiu dois mil milhões de produção cumulativa de petróleo, desde que iniciou a sua operação em 2003, a partir do projecto de desenvolvimento Xikomba. O anúncio foi realizado pela Sonangol E.P e a Esso Exploration Angola (Block 15) Limited (Esso Angola), por meio de comunicado.

Segundo o documento, o alcance destes números significativos resulta de dezassete descobertas comerciais, que tornaram o Bloco 15 numa das mais bem sucedidas concessões petrolíferas no offshore da África Ocidental.

A Presidente do Conselho de Administração da petrolífera, Isabel dos Santos, afirmou, a propósito, que a estatal tem trabalhado em parceria com a Esso e as outras associadas do Grupo Empreiteiro do Bloco 15 na pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo e gás desde 1994. “Apesar dos desafios apresentados pelo ambiente de preços baixos do barril de petróleo no mercado internacional, continuaremos a trabalhar com o Operador para extrair valor do Bloco 15 e identificar novas oportunidades de negócios que sejam globalmente competitivas”, acrescentou.
Por seu lado, o Director Geral da Esso Angola, Staale Gjervik, realçou que durante mais de duas décadas, esta companhia petrolífera e os seus parceiros do Bloco 15 têm trabalhado com o Ministério dos Petróleos e com a Sonangol para desenvolver os recursos petrolíferos, tendo gerado benefícios para o país.

Staale Gjervik garantiu que a Esso pretende continuar nesta senda de sucesso. Ocupando uma área de 4.144 km2 e localizado a aproximadamente 145 km em águas profundas, a Oeste da província do Zaire, no offshore de Angola, o Bloco 15, que produz actualmente cerca de 320 mil barris de petróleo/dia, contribuiu significativamente para a evolução da indústria de petróleo e gás do país, através da utilização de tecnologia de ponta, desenvolvimento da sua força de trabalho nacional e aquisição de produtos e serviços locais.

O respectivo Contrato de Partilha de Produção, concedendo direitos de exploração, desenvolvimento e produção foi assinado no dia 23 de Agosto de 1994, pela Concessionária Nacional, Sonangol E.P., e pelo Grupo Empreiteiro do Bloco 15.A Sonangol E.P. é a concessionária do referido Bloco, que tem como Operadora a Esso Angola e como Associadas as companhias BP Exploration (Angola) Limited, ENI Angola Exploration B.V. e a Statoil Angola Block 15 A.S.

You must be logged in to post a comment Login