Connect
To Top

Guia prático para saber vestir bem e causar boa impressão

Não basta ser. É preciso parecer. Parece fútil, mas está provado que para conseguir um emprego ao nível das suas ambições e evoluir na carreira deve dar atenção aos detalhes: à roupa e sapatos que vai usar, por exemplo. Deixamos-lhe algumas dicas que deve recordar antes de decidir comprar, como verificar se as peças têm o tamanho certo. Caso contrário, é dinheiro deitado à rua e vai fazer má figura.

E é daquelas pessoas que quer causar boa impressão, por exemplo, numa entrevista de emprego ou numa reunião de quadros, onde estão todos os que importam para incentivar a sua carreira, fique a saber que não deve vestir um fato escuro com sapatos claros. Do mesmo modo, deve prestar atenção ao tamanho da roupa que usa. O especialista norte–americano António Centeno, autor do livro Real Men Real Style,explica como um homem tem de se vestir para parecer mais profissional numa entrevista de emprego ou no próprio emprego, se quiser evoluir. Um fato com as proporções correctas é o elemento mais importante para o também criador do curso onlineThe Real Man Style. António Centeno dá especial atenção ao tamanho dos ombros, ao comprimento das mangas ou à altura das calças.

É muito importante que o conjunto (fato-sapatos ou saia-sapatos e mala, por exemplo) combine entre si. É isso mesmo que explica a editora de Lifestyle, Retail e Lists & Rankings da Business Insider,apontando o esquema de combinações criado pelo “aficionado” em estilo St. Rafaello. Aprenda a fazer a combinação correcta fato-sapatos.

Para ter a certeza de que o conjunto fica perfeito, tome atenção aos seguintes aspectos:

• O tipo de tecido deve ser o adequado à estação do ano.

• As medidas devem ser as certas para si, por isso tem de prestar atenção à altura do punho, à bainha, ao encaixe do colarinho e dos ombros.

• As meias não podem contrastar com a cor das calças.

• Atenção aos acabamentos. Observe todos os detalhes à vista.

• Evite cores fortes em todas as peças.

• Evite modelos apertados, que salientem a barriga, ou grandes de mais.

• Se optar por usar gravata, lembre-se de que as pontas devem estar à altura do furo do cinto, nunca por dentro das calças, na barriga ou por baixo do cinto.

• A gravata deve estar em harmonia consigo e com todo o conjunto.

• Se a camisa for lisa, as gravatas podem ser lisas ou estampadas discretamente.

• Mas se a camisa é estampada, o que deve evitar, a gravata tem obrigatoriamente de ser lisa.

Aconselha-se, por exemplo, para um fato preto, sapatos pretos e meias pretas. Já um fato azul-marinho pede sapatos pretos ou castanhos, com meias pretas ou azul-marinho. Se for um fato cinzento, condizem bem sapatos pretos, com meias pretas ou cinza-escuro.

Mas o mais importante é que a pessoa se sinta confortável na roupa que usa e não desvie a atenção da outra pessoa ou da equipa com quem está a trabalhar para pormenores do seu visual que não tragam valor à sua carreira. Para que se possa “concentrar e demonstrar as suas competências e valor ao empregador”, diz o Alerta Emprego, que dá uma série de dicas.

Por Kaizen Institute Portugal *
*Dinheiro Vivo

You must be logged in to post a comment Login