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Isabel dos Santos: “Nunca devemos deixar que expectativas ou estereótipos dificultem o nosso caminho”

Empresária foi oradora em conferência internacional sobre Liderança e Inovação

Isabel dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da Sonangol e Presidente da Unitel, disse que expectativas e estereótipos não devem interferir no caminho dos empreendedores, e que a disciplina e a liderança são essenciais para pôr em prática boas ideias.

A empresária participou como oradora na reunião “Leader del Futuro”, no âmbito da 42.ª edição do “The European House – Ambrosetti Forum”, um dos mais influentes think tanks da Europa e que reuniu este fim-de-semana no Lago de Como, em Itália, empresários, economistas, políticos e cientistas de todo o mundo. Figuras de relevo internacional, tais como Isabel dos Santos e Shimon Peres, Prémio Nobel da Paz, discutem os assuntos mais prementes da actualidade. Em edições recentes já participaram Kofi Annan, Joe Biden, Bill Gates, Henry Kissinger, Christine Lagarde, Shimon Peres, Wolfgang Schäuble ou Jean-Claude Trichet.

Ao falar sobre “Liderança e Negócios” num painel sobre África, Isabel dos Santos referiu que “uma ideia e a capacidade de inovar está no centro de qualquer negócio” e que “tanto é importante nutrir as ideias e inovações, para que se desenvolvam como negócios eficazes, como é necessário saber quando suspendê-las, seja porque seriam impossíveis ou então por serem demasiado rebuscadas – especialmente em mercados emergentes”. Para a empresária, existem diferentes tipos de líderes inovadores, e “essa diferença enriquece-nos”, destacando os exemplos de Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Elon Musk e Richard Branson. “Os empreendedores devem inovar constantemente para corresponder às necessidades sempre em mudança dos consumidores, e lidar com a concorrência crescente e com os avanços tecnológicos, porque sem inovação a liderança fica estagnada”, acrescentou.

Isabel dos Santos referiu ainda que, “ao trabalhar com mercados emergentes, é muito importante compreender o ambiente de negócio e as necessidades do mercado alvo”, lembrando que de acordo com um estudo desenvolvido pela consultora Deloitte, a classe média africana triplicou nos últimos 30 anos, numa trajectória que sugere que irá aumentar em 42% até 2060. A empresária sublinhou ainda o conceito de “inovação revertida” (reverse innovation) e da sua importância em mercados emergentes: “baseia-se na necessidade de mercados emergentes terem produtos mais simples e de baixo custo, levando então à criação de produtos feitos à medida para determinado mercado, os quais podem depois ser melhorados para os mercados desenvolvidos.”

O Fórum The European House – Ambrosetti decorreu de 2 a 4 de Setembro, com a participação de mais de 200 gestores de topo a nível mundial. O objectivo é dar a oportunidade a decisores do mundo dos negócios, governos, ciência e tecnologia para fazerem uma análise séria e de alto nível – com o apoio de estudos e estatísticas que são apresentados e debatidos ao longo do evento – de cenários geopolíticos, económicos, tecnológicos e sociais e as suas implicações para os negócios e as nações do mundo.

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