Connect
To Top

DEZ SINAIS TÍPICOS DE QUEM TEM ELEVADA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A inteligência emocional é mais importante do que a simples inteligência: permite colocar as suas melhores qualidades ao seu serviço e dos outros

Já se sabe que não adianta ser um génio, com um quociente de inteligência que rebenta com a escala, se não souber viver da melhor maneira – aliás, pode, inclusive, ter problemas profissionais se tiver falta de outro tipo de capacidades. Definida como a capacidade de identificar e gerir as suas próprias emoções e as dos outros, a inteligência emocional (IE) é o segredo do sucesso pessoal e profissional. Aqui ficam 10 sinais típicos de quem tem elevada IE:

1. Não são perfeccionistas

Ser perfeccionista pode dificultar o cumprimento de tarefas e objectivos, dado que pode dificultar o começo dos mesmos, criando procrastinação e a busca incessante por soluções perfeitas, que não existem.

2. Sabem equilibrar o trabalho e lazer

Trabalhar sem parar e não tomar conta de si mesmo só acrescenta problemas de saúde e stress desnecessários à sua vida. As pessoas com elevada IE sabem quando é tempo de trabalhar e quando é tempo de descansar ou divertirem-se.

3. Aproveitam as mudanças

Em vez de temerem as mudanças, as pessoas com elevada IE sabem que a mudança faz parte da vida e que temê-la impede o sucesso. A solução é adaptarem-se às mudanças que vão ocorrendo e terem sempre um plano para cada uma delas.

4. Não de distraem facilmente

As pessoas com elevada IE têm a capacidade de se concentrar profundamente na tarefa em mãos e não se distraem facilmente com o que as rodeia, seja mensagens de telemóvel, seja pensamentos aleatórios.

5. São empáticas

A empatia leva as pessoas a serem curiosas sobre os outros e a fazerem muitas perguntas quando conhecem pessoas novas.

6. Conhecem as suas fraquezas e qualidades

Os indivíduos emocionalmente inteligentes sabem em que é que são bons e em que é que não são assim tão capazes.

7. São auto-motivadas

Se foi um daqueles miúdos ambiciosos e trabalhadores que se motivava a atingir determinado objectivo sem que houvesse uma recompensa no fim, então é porque possui elevada IE, que é algo que se nota, frequentemente, desde tenra idade.

8. Não vivem no passado

Não têm tempo para viver no passado, porque estão demasiado ocupadas a contemplar as possibilidades que o amanhã trará.

9. Concentram-se no aspecto positivo

Em vez de se focarem na parte negativa, olham para o lado positivo e para o que conseguem controlar. Também preferem passar tempo com outras pessoas positivas e não com aquelas que passam o tempo a queixar-se.

10. Fixam limites

As pessoas com elevada IE podem parecer “graxistas”, devido à sua educação e compaixão pelo próximo; no entanto, são pessoas com capacidade de estabelecer limites e dizer que não.

You must be logged in to post a comment Login