Connect
To Top

Ministra marroquina Hakima El Haite na inauguração da Climate Week NYC

Akima El Haite, Enviada Especial da COP22 e High-Level Climate Champion de Marrocos fez um discurso no evento de abertura da Climate Week NYC, em Nova Iorque.

Durante este momento, Hakima El Haite pediu aos líderes mundiais para avançarem com os seus compromissos, no âmbito do Acordo de Paris, para uma acção climática mais firme na 22ª Conferência das Partes, da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP22), prevista para Marraquexe, de 7 a 18 de Novembro de 2016.

A Semana Climática de Nova Iorque acolhe mais de 100 eventos afiliados e serve como plataforma para convocar e promover as mudanças climáticas e as iniciativas de energia limpa, na véspera da semana da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque.

O dia de abertura da Climate Week NYC foi dedicado a revelar a próxima onda de inovação em matéria de clima e de energia limpa, não apenas nos Estados Unidos, mas em toda a América do Norte e em todo o mundo. Um grupo de alto nível de líderes climáticos do sector privado e do governo participaram nestas actividades.

Os discursos de abertura e as conversações de grupo contaram com a participação do Dr. Ernest Moniz, o Secretário de Energia dos Estados Unidos; Rachel Kyte, CEO da Energia Sustentável para Todos e Representante Especial do Secretário-Geral da ONU; Jonathan Pershing, Enviado Especial dos EUA para as Mudanças Climáticas; Philippe Couillard, primeiro-ministro do Quebec; Rachel Notely, primeira-ministra de Alberta; Eric Rondolat, CEO da Philips Lighting e Andrew Pleper, Executivo para o Meio Ambiente, Assuntos Sociais e Governo do Bank of America.

O evento terminou com a exibição de dois trailers de documentários distribuídos pela National Geographic: “Before the Flood”, realizado pelo director premiado com o Óscar, Fisher Stevens, e produzido por Leonardo DiCaprio, e “Years of Living Dangerously” um documentário para televisão sobre o aquecimento global, realizado pelos produtores executivos James Cameron e Arnold Schwarzenegger.

Durante o seu discurso de encerramento, a ministra El Haite realçou a importância de abordar a questão global dos refugiados climáticos, no âmbito da primeira Cimeira das Nações Unidas para os Refugiados e Migrantes realizada ontem, em Nova Iorque, e que contou com a participação do ministro marroquino da Migração, Anis Birou.

Segundo o ministro El Haite “entre 2011 e 2014, 83 milhões de refugiados climáticos em todo o mundo têm sido forçados a tomar o caminho do exílio. “A ministra acrescentou ainda: “na nossa condição de seres humanos devemos ser generosos e encontrar soluções para os mais vulneráveis às mudanças climáticas. “A ministra El Haite também aproveitou a oportunidade para chamar os líderes mundiais e as partes interessadas nas mudanças climáticas para a COP22, que se irá realizar em Novembro deste ano.” O Acordo de Paris foi o início e é a vez de passar à acção em Marraquexe. ”

You must be logged in to post a comment Login