Connect
To Top

Seedrs financiou 253 startups em mais de três anos

A maioria dos investimentos fez-se em startups que proporcionam serviços a consumidores (B2C).

A Seedrs, uma plataforma de equity crowdfunding fundada pelo português Carlos Silva, apoiou 253 operações de financiamento entre a sua fundação, em Julho de 2012, e o final de 2015. Foram colocados, no total, perto de 50 milhões de libras (mais de 60 milhões USD).

Os dados foram revelados num relatório divulgado junto da imprensa e que mostram que a maioria destas operações se realizou em 2015. Houve 15 sectores que contaram com o financiamento colaborativo por capital da Seedrs. As áreas alimentar (29), financeira (27) e de lazer (26) foram as que registaram as maiores apostas. A maioria dos investimentos fez-se em startups que proporcionam serviços a consumidores (B2C).

Mas a plataforma destaca também o apoio a empresas que têm o mercado empresarial como alvo (B2B). “Verificámos, na prática, que as campanhas para empresas B2B podem funcionar bastante bem quando o problema que estão a resolver é daqueles que os investidores dos mais variados contextos podem entender. Pelo contrário, soluções mais complexas e destinadas a uma indústria em particular têm menos probabilidade de ter campanhas bem-sucedidas”, refere o documento. A digitalização também é uma das principais características das operações da Seedrs.
Quase 40% das campanhas promovidas pela plataforma foram para negócios 100% digitais. E 41,5% para negócios mistos, ou seja, tanto têm características digitais como não digitais. A Seedrs assinala que “há cada vez mais negócios que não são 100% digitais mas que usam a tecnologia a combater em mercados com algum nível de características não digitais”.
A plataforma destaca ainda que os investimentos feitos geraram um retorno anual de 14%.

You must be logged in to post a comment Login