Connect
To Top

Ministros africanos comprometem-se a reduzir a vulnerabilidade da agricultura africana

O objectivo desta reunião passa pela criação de coligações de apoio à Iniciativa para a Adaptação da Agricultura Africana às Alterações Climáticas. Ao todo, estarão representados quase 30 países.

Entre 29 e 30 de Setembro, cerca de 20 ministros africanos, juntamente com os representantes de organizações internacionais, cientistas e outros especialistas irão participar no evento em Marraquexe (Marrocos) e assistir à Reunião de Alto Nível Internacional, que antecede as negociações da COP22.

O objectivo desta reunião passa pela criação de coligações de apoio à Iniciativa para a Adaptação da Agricultura Africana às Alterações Climáticas. Ao todo, estarão representados quase 30 países.

Lançada em Abril de 2016 e impulsionada por Marrocos, a Iniciativa para a Adaptação da Agricultura Africana às Alterações Climáticas teve origem na observação de que a África, a sua Agricultura e Adaptação são apenas marginalmente tidas em conta nas negociações internacionais e disponibilização de fundos climáticos.

A Iniciativa AAA pretende agir a dois níveis principais: a nível negocial, de forma a colocar a Adaptação da Agricultura Africana no centro das questões e desafios da COP, obtendo uma distribuição equilibrada dos fundos climáticos para a adaptação e moderação. E ao nível de soluções, de forma a promover a implementação de projectos concretos e inovadores em termos de gestão do solo, utilização da água na agricultura, gestão dos riscos climáticos e a capacidade de atingir soluções construtivas.

Esta reunião assinala também o lançamento da campanha #weAAAre, focada na sensibilização do público e mobilização da comunidade internacional, para agir em favor da iniciativa AAA, no período que antecede a COP22.

Em termos de implementação, a iniciativa irá abordar a grande dinâmica que está a energizar a cooperação sul-sul, assim como a aproximação que está a decorrer entre os estados africanos, sendo esta uma das prioridades de Sua Majestade, o Rei Mohammed VI.

You must be logged in to post a comment Login