Connect
To Top

APIEX participa em Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e CPLP

O Fórum de Macau foi criado em Outubro de 2003, por iniciativa do Governo Central da China, em coordenação com os sete países de Língua Portuguesa.

A Agência Para a Promoção de Investimento e Exportações de Angola (APIEX) participa 5ª Conferência Ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que se realizará nos dias 10 e 11 de Outubro, na Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China. A delegação angolana será chefiada pelo ministro da Economia, Abraão Gourgel.

Na reunião deste ano, os participantes vão analisar e aprovar o Plano de Acção para o período 2017 –2019 e o Memorando de Entendimento sobre a Promoção da Cooperação da Capacidade Produtiva “1+7” do Fórum, documentos preparados pelo Grupo de Embaixadores dos Países de Língua Portuguesa na China e os Pontos focais dos respectivos países.

À margem deste evento, no dia 12 de Outubro, realizar-se-á um encontro de Empresários da China e dos Países de Língua Portuguesa, com o propósito de estabelecer possíveis parcerias e/ou financiamentos através de bancos chineses.

O Fórum para Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa ou simplesmente “Fórum de Macau” foi criado em Outubro de 2003, por iniciativa do Governo Central da China, em coordenação com os sete países de Língua Portuguesa, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, com a colaboração do Governo da Região Administrativa especial de Macau (RAEM).

A China elegeu a Região Administrativa Especial de Macau como a sua plataforma para o reforço da Cooperação Económica e Comercial com os Países de Língua Portuguesa, que tem um Secretariado permanente e reúne a nível ministerial de três em três anos.

You must be logged in to post a comment Login