Connect
To Top

Ford apresenta relatório sobre saúde, educação e melhoria de vida na África do Sul

O programa piloto em dois países africanos juntou várias organizações para fornecer bens e serviços a comunidades mais carenciadas recorrendo a uma maior mobilidade e a inovações de conectividade.

Aproveitando o poder dos seus veículos avançados, tecnologias inovadoras e o compromisso com um mundo melhor, o novo programa da Ford Motor Company tem o objectivo de melhorar a mobilidade dos serviços de saúde em áreas rurais da África do Sul e Nigéria.

O Projecto Ford “Por um Mundo Melhor” juntou várias organizações como a World Vision South Africa, e empreendedores sociais para distribuir educação em saúde, medicamentos, nutrição e serviços básicos a milhares de pessoas desfavorecidas em áreas remotas. Os serviços são acedidos através da mobilidade e conectividades avançadas dos veículos Ford. O Projecto foi apresentado no 17º Relatório Anual de sustentabilidade da Ford.

Dois Ford Rangers modificados funcionaram como clínicas móveis para distribuir serviços em saúde, entregar medicamentos para doenças crónicas, e monitorizar o crescimento de crianças na África do Sul. A informação recolhida ajuda as agências a acompanhar a saúde das crianças, com serviços de prevenção. Cada viatura está equipada com tecnologias de conectividade incluindo sistema de bateria dupla que alimenta um projector de vídeo, refrigeração móvel, computadores portáteis e outros equipamentos para assegurar a protecção criança na saúde e contra violência com base no género.

Na Nigéria, a Ford está a trabalhar com a Riders for Health para reforçar o acesso à saúde através da formação de grupos técnicos para manutenção das suas motocicletas, veículos de quarto rodas e camiões, a fim de assegurar o acesso de profissionais médicos e suprimentos às pessoas de áreas rurais e aumentar o tempo de disponibilidade de serviço dos veículos. Os veículos são equipados com sensores e com a tecnologia Ford OpenXC para que a Riders for Health trabalhe de forma mais eficiente. A tecnologia OpenXC permite ainda criar mapas mais pormenorizados das nações da África Oeste.

A Ford Motor Company e o seu braço filantrópico, a Fundação Ford, trabalham há décadas em projectos a nível mundial para promover o bem-estar humano e o Projecto Mundo Melhor é o exemplo mais recente.

“Na Ford olhamos para lá do papel tradicional dos veículos na sociedade e estamos a investir activamente em soluções para fazer face aos desafios que a humanidade enfrenta em todo o mundo”, disse Bill Ford, Presidente Executivo. “Este desafio leva-nos a áreas remotas onde podemos usar veículos de vanguarda e tecnologias de conectividade para mudar a vida das pessoas e tornar o mundo um lugar melhor”.

Mobilidade e electrificação

O Relatório de Sustentabilidade 2015-16 destaca os marcos de referência ambientais-chave e os trabalhos em curso da Ford, incluindo o seu foco para além da mera produção de veículos até ao desenvolvimento de soluções de mobilidade para o futuro.

No início deste ano, a Ford criou a Ford Smart Mobility LLC, uma nova subsidiária para projectar, construir, crescer e investir em serviços de mobilidade emergentes socorrendo-se das inovações, produtos e tecnologias Ford já existentes.

Orientada para oferecer a melhor experiência ao cliente, a Ford revelou soluções de novas tecnologias para ajudar as pessoas a estar conectadas ao volante. A última das quais, a FordPass® – uma inovadora plataforma de experiência do consumidor lançada em Abril – oferece serviços como acesso remoto ao veículo através de uma aplicação em smartphones e soluções de mobilidade como estacionamento e partilha de carro.

A Ford está a trabalhar com agilidade, colaborando com startups e empresas de tecnologia para projector e construir serviços de mobilidade. No início de Junho, a Ford e a TechStars Mobility, impulsionada por Detroit, introduziu a sua classe de startups de negócios de 2016 que desenvolvem soluções de mobilidade do futuro. Lançado em 2015, o programa orientado para acelerar ideias suporta anualmente uma dúzia de startups que estão a trabalhar em serviços e tecnologias de partilha de percursos, melhorando a experiência de ter carro e tecnologias de partilha e condução autónoma.

A Ford está também a fazer experiências em todo o mundo para resolver alguns problemas de mobilidade mais complexos no futuro. Nos últimos 16 meses a companhia desenvolveu mais de 30 experiências de mobilidade para obter informações sobre como alterar as preferências de transporte do consumidor. Vários dos programas piloto em curso incluem o GoPark, que está a construir um sistema de estacionamento provisional em Londres capaz de encaminhar os condutores para as ruas onde podem mais facilmente arranjar lugar de estacionamento; ainda em Londres está o GoDrive um programa de partilha de carros que disponibiliza veículos com garantia de parqueamento nos locais mais movimentados. No campus da sede global da Ford, em Dearbornm, o programa Dynamic Shuttle permite aos trabalhadores e visitantes obter transporte ponto a ponto mediante chamada.

A Ford, o maior vendedor da América de híbridos, anunciou a expansão da sua pesquisa e desenvolvimento na Europa e Ásia. Investindo 4,5 mil milhões de dólares, o construtor automóvel planeia incluir 13 novos modelos de veículos eléctricos ao seu acervo, e estima que 40% de toda a sua produção, em 2020, seja deste tipo de veículos. A Ford vai também investir 2,1 milhões de dólares numa unidade de produção na Universidade de Michigan para acelerar a pesquisa e desenvolvimento da tecnologia avançada de baterias.

You must be logged in to post a comment Login