Connect
To Top

ITA promove o acesso à cultura e liga jovens à arte no Memorial Agostinho Neto

Ao longo dos próximos dois meses, todas as semanas há Workshops de mediação cultural para funcionários dos diferentes museus em Angola, para formar e fomentar a diversidade cultural e o pensamento artístico.

No âmbito da exposição intitulada “A Sul. O Sombreiro”, patente no Memorial Dr. António Agostinho Neto, da autoria de Iris Buchholz Chocolate, a ITA promove o projecto educativo que liga a comunidade às artes plásticas, à cultura e às experiências culturais.

Até Dezembro, paralelamente à exposição “A Sul. O Sombreiro”, de Iris Buchholz Chocolate, está patente um projecto educativo apoiado pela ITA que terá várias actividades que pretendem mostrar a arte contemporânea à comunidade e sensibilizar a mesma para a sua interpretação e compreensão.

Ao longo dos próximos dois meses, todas as semanas há workshops de mediação cultural para funcionários dos diferentes museus em Angola, para formar e fomentar a diversidade cultural e o pensamento artístico. Às Quartas e aos Sábados de manhã, os workshops para grupos de crianças ensinam o desenho, a pintura e o processo de criação de arte. O projecto educativo prevê ainda um trabalho com os alunos para a criação de uma mala de memórias construída através dos desenhos, colagens, máscaras, etc. Este projecto tem como objectivo criar um diálogo entre as gerações além da exposição. Estão igualmente previstos jogos com palavras para estimular conversas sobre arte nas escolas e finalmente será criada uma mensagem para colocar numa garrafa que se vai lançar ao mar, para promover a experiência do conhecimento como um processo em permanente construção.

O projecto conta com um Manual Educativo para Professores e Crianças para o acompanhamento à exposição, com uma explicação de cada peça exposta, e com um convite para um exercício referente a cada uma das peças. Este manual não só ajuda professores e alunos a explorar a exposição, como também permite permite dar continuidade à discussão fora de sala através dos diferentes exercícios.

“Esta parceria é fruto da aposta na responsabilidade social e através do projecto “Fique Ligado ao Futuro”, a ITA promove desta forma o acesso à cultura e à arte contemporânea, promovendo workshops e actividades informativas, que vão estimular a compreensão de jovens e adultos sobre a arte de uma forma geral e sobre a exposição ”A Sul. O Sombreiro em particular” Refere Rolf Mendelsohn, CEO da ITA.

O Memorial Dr. Antonio Agostinho Neto conta com cerca de 8.000 visitantes mês, dos quais 50% são jovens entre 12 e 18 anos, os outros 50% são crianças das creches, escolas primarias e adultos.

You must be logged in to post a comment Login