Connect
To Top

COP22: UMA OPORTUNIDADE PARA EMPREENDEDORES SUSTENTÁVEIS

A 22.ª Conferência das Partes (COP 22), da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, pode ser importante para projectos empresariais com preocupações ambientais, mormente climáticas.

A conferência realizar-se-á entre 7 e 18 de Novembro, na cidade marroquina de Marraquexe, e existe unanimidade entre os diversos membros da comissão organizadora na vontade de que a mesma venha a ser a COP da acção.

A concretizar o referido desejo, uma das acções será a ratificação do Acordo de Paris, que, entre outros pontos, estipula o valor de 100 mil milhões de dólares por ano para o financiamento de iniciativas sustentáveis a partir de 2020, ano da sua entrada em vigor. Portanto, um desafio para empresários e governos, no sentido de implementarem projectos que possam concorrer ao financiamento.

Um desafio também muito referenciado pelos membros marroquinos da comissão organizadora nos diversos encontros com mais de 50 jornalistas africanos, entre 2 e 11 de Setembro (encontros realizados para avaliar a organização do evento), apelando para empresários, governos e organizações da sociedade civil de África realizarem projectos que possam concorrer e beneficiar do fundo. “África precisa beneficiar deste financiamento, senão até 2050 será uma catástrofe”, defendeu o ministro marroquino da Agricultura, Aziz Akhannouch, acrescentando a necessidade de os países africanos levarem para a conferência de Marraquexe projectos concretos, que possam ser estudados pelos especialistas.

Pensamento idêntico manifestou o presidente do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, Driss El Yazami, dirigindo-se, entretanto, às organizações não governamentais. “Temos de reforçar as capacidades da sociedade civil africana e a sua relação com as organizações internacionais”, apelou, para depois estimar em mais de 50 mil milhões de dólares por ano as necessidades de financiamento de África.

Leia mais, nesta edição de Outubro, já nas bancas. 

You must be logged in to post a comment Login