Connect
To Top

Escritório sobre rodas

A Nissan criou o e-NV200, o primeiro escritório móvel totalmente eléctrico do mundo. O Studio Hardie pensou o designque lhe dá todo o conforto na parte de trás de uma van.

O estúdio de design Hardie, no Reino Unido, pegou no modelo da Nissan, o e-NV200, e transformou-o no primeiro escritório do mundo dentro de um veículo eléctrico. A versão foi, agora, baptizada de WORKSPACe.

Na parte de trás do veículo, há uma mesa dobrável, um computador com ecrã táctil, Internet sem fios, luzes de LED controladas porsmartphones, carregamento sem fios para telefone, sistema de áudio com Bluetooth, frigorífico e… uma máquina de café. No espaço de trabalho do e-NV200, há duas cadeiras cromadas e uma mesa de couro que estão posicionadas de modo a que duas pessoas possam manter uma reunião. Assim, o escritório móvel com este conceito extremamente flexível tem quase tudo para ser um produto ganhador e capaz de ganhar popularidade junto dos novos empreendedores. Dados estatísticos mostram que, em todo o mundo, e só no último ano, o número de espaços de coworking e hot desking aumentou 36%.

A utilização de veículos eléctricos custa 0,03 euros por quilómetro, mas, para além disso, o WORKSPACe oferece uma solução de espaço que permite aos utilizadores trabalhar sem custo, por exemplo, nas cidades que oferecem recarga gratuita de veículos eléctricos ou para quem deseja fugir da cidade para o campo ou para o litoral.

“A Nissan e-NV200 é uma solução inteligente e sustentável de transporte para as empresas com visão de futuro, tornando-se o veículo ideal para ser usado como base de um local de trabalho móvel”, diz Gareth Dunsmore, director do departamento de Veículos Eléctricos da Nissan na Europa. “O espaço de trabalho WORKSPACe apresenta a simplicidade da nossa van100% eléctrica a que acrescentamos mais um extra que faz a diferença. Contando com a experiência em designado Studio Hardie, o e-NV200 foi reinventado como um ambiente de trabalho inovador de zero emissão.

Com os preços dos imóveis nas nossas capitais e como os profissionais modernos precisam, cada vez mais, de se movimentar, as empresas terão de pensar e considerar como o local de trabalho no futuro será diferenciado. O projecto e-NV200 WORKSPACe pode tornar-se mais do que apenas um conceito”, vinca a mesma fonte.

O WORKSPACe pode ser carregado rapidamente, até 80% em apenas 30 minutos, e, para aqueles momentos em que quer evitar estacionar em locais onde tenha de pagar, há uma bicicleta dobrável Brompton, que permite percorrer pequenas distâncias. “Especializamo-nos na criação de espaços surpreendentes em lugares inesperados, mas nunca tínhamos concebido nenhum projecto em veículos eléctricos”, conta William Hardie, designere fundador do Studio Hardie.

“Queríamos maximizar o espaço com características inteligentes e materiais considerados sustentáveis. Acreditamos que o futuro da tecnologia é um regresso ao artesanato de qualidade. Por isso também tentámos criar um ambiente em que os profissionais possam sentir gosto ao trabalhar. Colocámos todo o conforto e conectividade de um escritório moderno, com alguns toques surpreendentes.”

A Nissan e-NV200 faz parte da popular gama de emissão zero da Nissan, combinando os melhores elementos dos dois veículos vencedores de vários prémios – o Nissan LEAF e Nissan NV200. Como pioneira da tecnologia de emissão zero, a Nissan está empenhada em fornecer soluções de mobilidade inteligentes para todos e, até ao momento, a empresa já vendeu mais de 250 mil veículos eléctricos em todo o mundo.

Por Fernanda Mira

You must be logged in to post a comment Login