Connect
To Top

O nosso legado?

Xê menino, não diz palavrão! E… tufa, lá se escuta do tio um grande palavrão. Meninos, estudem, tenham rigor académico… Epá!, lá vem essa conversa de novo… Como é? Estamos a ver bué de kotas, bué ricos, a mandar e sem estudar! O QI é o que interessa! Entenda-se QI como o quociente de influência e não o quociente de inteligência. Está difícil passar a palavra…, pois os exemplos falam mais alto e com mais clareza. Mahatma Gandhi vai mais longe e diz que “o exemplo não é uma forma de liderança é a únICaforma de liderança”. Ponto! Por mais que se dê voltas à definição de liderança, “ver fazer” é o que de facto nos inspira, nos ensina, para o bem ou para o mal. Quando os exemplos são bons, não se suja, não se chega tarde, cumprem-se com os prazos, não se rouba… etc., mas quando o exemplo é mau…

Pessoas, empresas e países vivem num permanente fluxo de influências em todos os sentidos. Chamamos-lhe interdependência com impacto no que somos e no que fazemos todos os dias. Quando li o livro de Maria Shriver (sobrinha do ex-presidente Kennedy) Ten Things I Wish I’d Known Before I Went Out Into The Real World, recordo-me que ela enfatiza muito a força do exemplo. Pudera! Vem de uma família que influenciou o mundo. Daqueles que nos inspiram. E de facto, afirma, não é onde trabalhamos ou crescemos, mas sim com quem trabalhamos ou crescemos, que faz toda a diferença no nosso crescimento humano e profissional.
O tempo passa e cada vez mais percebo que não importa o quanto ouvimos ou lemos sobre liderança, o que nos marca no final como seres sociais são as referências que recebemos e passamos para as gerações futuras. Um ditado popular diz que: “as crianças seguirão o seu exemplo e não o seu conselho.” E assim constrói-se o futuro…

Eu, tu, ele(s), que sementes estamos todos a plantar hoje que nos dão a confiança de que construímos o mundo que queremos viver e a angola que sonhamos? Obrigada, leu o artigo, mas por favor… pare e pense. Que legado está a deixar para o futuro?

Por Naiole Cohen dos Santos

You must be logged in to post a comment Login