Connect
To Top

Paulo Kapela regressa à Feira de Arte da Cidade do Cabo

As obras de arte do angolano Paulo Kapela, enquadradas no projecto “The Best Is Yet to
Come”, estão expostas desde o dia 17 de Fevereiro, na Cidade do Cabo, na África do Sul, no âmbito da 5.ª edição da Feira de Arte.

Por Rosimaria Sousa | Fotografia DR

Composta por 15 quadros, a mostra do artista angolano, em conjunto, compõe uma instalação bibliográfica e surge como crítica a uma bebida alcoólica (Best) comercializada a custos baixos.

Durante a concepção das suas obras, Paulo Kapela não só procurou expressar como também retratar o amor e apreço pelas escolas que frequentou, entre elas a Poto-Poto, cujas técnicas são a pintura e a técnica mista.

Cerca de 80 expositores de todo o mundo marcaram presença na 5.ª edição da Feira de Arte da Cidade do Cabo, que se realiza desde 2013, onde a arte e o talento de cada artista fluem num ambiente harmonioso e ameno, gerando um intercâmbio cultural.
A Feira de Arte tem como objectivo mostrar as novas tendências da arte emergente de África e da diáspora, apresentar coleccionadores a uma série de novos artistas, facilitar as relações entre galerias e coleccionadores e, por fim, adaptar as melhores práticas internacionais para construir uma plataforma economicamente sustentável para o mercado de arte.

Do ponto vista artístico, o director da Galeria ELA, Dominick Maia-Tanner, considera Kapela como sendo “um elemento unificador na sua narrativa artística, que une o real e o surreal, o passado e o presente, une muitas vezes amigos e inimigos, une diferentes facções. E, assim, cria uma linguagem que é verdadeiramente única em Angola e que já inspirou muitos artistas emergentes em Angola”.

Para a feira da Cidade do Cabo, embora a instalação seja biográfica, de certo modo Kapela firmou-se em retratar o seu passado.

Ao olhar de outras pessoas, Paulo Kapela é considerado um dos pioneiros da arte contemporânea angolana. Tem inspirado vários valores da nova geração, como Yonamine e Marco Kabenda.

You must be logged in to post a comment Login