Connect
To Top

Endiama promove cooperativas para exploração de diamantes

O novo modelo permite ordenar a actividade nas zonas de produção e reunir numa entidade os pequenos mineiros que operavam de forma artesanal, utilizando ferramentas básicas, tais como pás, catanas e picaretas, que não permitiam uma exploração bem-sucedida.

A Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação & Comercialização de Diamantes de Angola (Endiama) está a promover a constituição de cooperativas semi-industriais para a exploração de diamantes em todas as províncias do País.

Segundo Angop, o novo modelo permite ordenar a actividade nas zonas de produção e reunir numa entidade os pequenos mineiros que operavam de forma artesanal, utilizando ferramentas básicas, tais como pás, catanas e picaretas, que não permitiam uma exploração bem-sucedida.

O administrador Luís Kitamba, salientou terem sido já formadas 12 cooperativas em sete províncias de Angola, “todas em funcionamento”, tendo acrescentado que as instituições criadas reúnem apenas cidadãos angolanos que anteriormente se dedicavam à exploração artesanal de diamantes.

You must be logged in to post a comment Login