Connect
To Top

Renault, Nissan e Mitsubishi vão incluir carros autónomos em 2020

A frota da Renault, Nissan e Mitsubishi vai incluir, a partir de 2020, carros autónomos, divulgou esta quinta-feira, em Lisboa, um responsável da área tecnológica.

“A partir de 2020 vamos chegar às cidades, mas tem de haver um crescimento gradual. Só nessa data é que achamos que podemos operar veículos sem intervenção humana”, disse Ogi Redzic, responsável pela área dos carros conectados e da mobilidade da Renault, Nissan e Mitsubishi.

Falando numa conferência de imprensa na cimeira de tecnologia e empreendedorismo Web Summit, que hoje termina em Lisboa, o responsável disse, contudo, que “ninguém consegue estimar uma data [exata], porque isso vai depender do que os governos permitirem”.

“Temos de trabalhar perto na área da legislação”, indicou, realçando que isso também vai mudar consoante os países.

Vai também depender, a seu ver, da capacidade das infraestruturas, como as vias, assinalou.

“A autonomia dos carros não é algo que seja preto ou branco, tem de haver uma introdução progressiva. Já introduzimos no Japão em 2016 […] e, em 2018, vamos continuar com esta aposta”, referiu Ogi Redzic.

O responsável notou que estes são “carros comuns, não são muito dispendiosos”.

Já aludindo à aposta em carros conectados, ou seja, aqueles que estão equipados com ligações para entretenimento e segurança, Ogi Redzic estimou que 90% dos veículos da empresa incluam estas funcionalidades “a médio e longo prazo”.

Segundo a organização da Web Summit, nesta segunda edição do evento em Portugal, participam 59.115 pessoas de 170 países, entre os quais mais de 1.200 oradores, 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa por três anos, com possibilidade de mais dois de permanência na capital portuguesa.

You must be logged in to post a comment Login