Connect
To Top

Companhia aérea chinesa completa primeiro voo transoceânico com biodiesel

O primeiro voo transoceânico com óleo de cozinha reciclado, foi feito pela companhia aérea chinesa Hainan Airlines.

Dinheiro Vivo

A companhia aérea chinesa Hainan Airlines completou hoje o primeiro voo transoceânico com óleo de cozinha reciclado, entre Pequim e a cidade norte-americana de Chicago, noticiou a agência oficial chinesa Xinhua. Em 2015, a Hainan utilizou pela primeira vez o biocombustível, produzido pela refinaria Sinopec a partir de óleo recolhido de restaurantes e posteriormente reciclado, mas nunca antes o tinha utilizado num voo transoceânico.

Este tipo de combustível emite entre 50% e 80% menos dióxido de carbono que a querosene tradicional, e garante a segurança e eficiência do voo, segundo a companhia, citada pela Xinhua. A Hainan Airlines pertence ao grupo HNA, acionista da TAP através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul e dono da Capital Airlines, companhia aérea que inaugurou este ano o primeiro voo entre China e Portugal.

A nova ligação entre Pequim e Chicago, a bordo de um Boeing 787, integra o projeto de criação de uma ligação aérea “verde” entre a China e os Estados Unidos, segundo a Xinhua. A primeira vez que a Hainan utilizou aquele biocombustível foi num voo entre Xangai, a “capital” económica da China, e Pequim. A companhia aérea Lufthansa foi a primeira a usar biocombustível, em 2011.

You must be logged in to post a comment Login