Connect
To Top

Palácio De Ferro acolhe Festival de Xadrez

O espaço do Palácio de Ferro, na baixa da cidade, alberga Sábado, 09de Dezembro, das 10às 15horas, do corrente ano, o Festival de Xadrez que visa estimular o gosto pela modalidade e incentivar novos jogadores infanto-juvenis. O evento é uma organização da Fundação Sindika Dokolo em parceria com a Escola Macovi.

Além dos 100 jogadores,  5mestres marcarão  presença  para orientarem os  iniciantes,  como Figueiredo Júnior, 13 anos, mestre FIDE, Esperança Caxita, 18 anos, tricampeã africana, David Silva, 18 anos, bicampeão africano de júnior, Maria de Lurdes, 20 anos, mestre internacional, e Sílvio Famorosa, 23 anos, candidato à mestre.

Segundo o responsável da Escola Macovi, Marceliano Correia Victor, o  torneiro vai acontecer em três momentos. “A primeira disputa será entre os alunos, seguir-se-á a simultânea que decorrerá entre  80 ou 100 jogadores contra os quatros mestres e, finalmente,  partidas  rápidas,  que consiste  em mestres  fazerem uma demonstração para aprimorar os  dotes  dos formandos”, explica.

Marceliano Correia Victor entende que a força do xadrez encontra-se nas escolas, recordando que é uma modalidade que tem como base a “matemática, linguagem da ciência e do pensamento lógico”.

Refira-se que  o  projecto  de  disseminação  do  xadrez  pretende  chegar  a  todas  as  escolas  de Luanda, depois do lançamento na escola 612-C, junto ao ‘Hospital dos Queimados’, que começou o ano passado. A segunda a beneficiar foi a escola 1196 do bairro Neves Bendinha, em que 40alunos vão ter contacto, pela primeira vez, com um tabuleiro e as peças de xadrez.

You must be logged in to post a comment Login