Connect
To Top

Mais de metade da população mundial tem conta bancária

Pesquisa do banco mundial aponta que 53% da população tem e movimenta conta bancária.

O Banco Mundial divulgou um relatório que indica a percentagem  da população mundial que movimenta contas bancárias formais. A pesquisa, que é realizada a cada três anos, mostra que o número de pessoas com contas formais nos bancos subiu de 61%, em 2014, para 67%, em 2017, mas o aumento também inclui contas inactivas, ou que não são movimentadas pelos seus titulares.

O Banco Mundial destaca que a participação de contas activas nos bancos cresceu de 52% para 53%. Na maior parte dos países em desenvolvimento, menos de metade da população possui contas com movimentação. Realçar que, não obstante o sector ter registado ganhos substanciais de 2014 a 2017, a proporção de adultos bancarizados activos avançou de 44,4% para 45,54% nos países em desenvolvimento.

Pode-se destacar que há países cujo número de contas activas ou inactivas caiu. Segundo o relatório, a Nigéria e o México têm as quedas mais significativas, de 44,4% para 39,75% e de 39,1% para 36,9% respectivamente. A pesquisa foi realizada por 150 mil depositantes de todo o mundo.

Bancarização em Angola

Em Novembro de 2016 o BNA divulgou os últimos dados sobre a bancarização em Angola e estes apontavam para 7,8 milhões de contas abertas. A Direcção para Educação e Inclusão Financeira do BNA declarou, na altura, que o processo de bancarização da população consta de uma estratégia iniciada em 2013, para alcançar, até 2017, cerca de 60% da população adulta.

You must be logged in to post a comment Login