Connect
To Top

Cacula prioriza novos meios de produção agrícola

Para este ano, o município de Cacula situado na província da Huíla, vai priorizar na aquisição de pelo menos quatro tractores, para os camponeses ampliarem os campos de cultivo e aumentar a produção.

Segundo informou a administradora, Carmem Duarte, á Angop, o objectivo alguns meios de trabalho como tractores e alfaias, para que os camponeses alargar os campos agrícolas. A administradora admitiu não ser uma solução que não passa apenas pelo Estado, razão pela qual a administração municipal tem estado a colaborar com alguns parceiros privados. Actualmente o município possui mais de 400 mil hectares de terra agrícola, e durante a época agrícola foram cultivados apenas 40 mil hectares de forma manual esperando-se colher 120 mil toneladas de produtos.

De acordo os dados da direcção local da agricultura, na campanha passada foram colhidas 95 mil toneladas de produtos diversos, e contou com o envolvimento de 15 mil famílias camponesas. O milho, a assambala, o massango e a bata-doce são os bens mais produzidos na localidade.De recordar que município de Cacula tem uma extensão territorial de três mil e 449 quilómetros quadrados e possui uma população estimada de 136 mil e 977 habitantes.  É o mais novo município da província, tendo passado de comuna a municipalidade em 2011.

 

 

You must be logged in to post a comment Login